Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2009

TAREFAS DA TEOLOGIA

 

Na prática da ciência teológica, como em qualquer ciência, apresentam-se tarefas a serem cumpridas pelo teólogo. Para fins imediatos, apresentam-se, no mínimo, três tarefas gerais executadas no trabalho teológico: a tarefa hermenêutica, a tarefa crítico-construtiva e a tarefa dialógica (LIBANIO & MURAD, 1996. Pág. 335). Essas três tarefas, absolutamente ligadas ao trabalho exegético, têm função preponderante no trabalho teológico.

 

A Tarefa Hermenêutica

Toda ciência procura interpretar os fatos do seu estudo. A ciência teológica, por sua vez, realiza um trabalho eminentemente interpretativo, hermenêutico. Os dados da considerada revelação são estudados e interpretados em face de uma situação humana. Neste contexto, a empreitada teológica objetiva esclarecer a compreensão humana sobre a divindade.

Na compreensão de Paul Tillich, a teologia apoia-se em dois pilares: a verdade da revelação e a interpretação dessa verdade. Esses dois aspectos estão vinculados a uma compreensão da situação em que o homem se encontra no dado momento em que deverá receber a mensagem da revelação. Na verdade, é um tripé: verdade, interpretação e situação. O teólogo precisa conhecer esses três fatores se quiser conseguir êxito na tarefa hermenêutica. Para Tillich, a

 

Situação, como um pólo de todo trabalho teológico, não se refere ao estado psicológico ou sociológico no qual os indivíduos e os grupos vivem. Ela se refere às formas científicas e artísticas, econômicas, políticas e éticas,[1] nas quais se exprimem as suas interpretações da existência. A "situação", à qual a teologia deve falar com relevância, não é a situação do indivíduo como indivíduo e não é à situação do grupo como grupo. Teologia não é nem pregação, nem aconselhamento (Tillich, 1987. Pág. 13-14).

 

            Por esta perspectiva, consulta-se a situação do homem para se conhecer as suas perguntas existenciais e só assim podem ser apresentadas respostas teológicas a esse mesmo homem. Não é uma atividade de interpretação da mensagem por si, mas antes uma interpretação da mensagem porque perguntas lhe foram feitas de antemão. Este é o chamado método da correlação, no qual as induções existencialistas parecem estar bem presentes. E, desde que "O lugar social condiciona o lugar hermenêutico" (LIBANIO & MURAD, 1996. Pág. 338), isso significa dizer que toda interpretação de uma situação terá sempre a marca da subjetividade de quem foi afetado por inúmeros fatores no processo de contato. Toda hermenêutica encontra-se, pois, condicionada.

 

A Tarefa Crítico-construtiva

            Duas funções básicas são da teologia: a função de criticar e a de construir ou reconstruir. Essas duas funções precisam caminhar juntas. Nunca dissociadas. A crítica sempre deve visar à (re)construção; nunca à destruição. A crítica deve acontecer para desconstruir; nunca para destruir absolutamente. Desconstruir para, em seguida, (re)construir.

            Este é o momento no qual o teólogo, já tendo chegado à interpretação do texto, instala uma nova perspectiva sobre a própria situação humana. Situação esta que apresenta questões que orientam a busca de respostas na interpretação do texto.

 

A Tarefa Dialógica

            Chama-se dialógica a tarefa teológica que se refere à comunicação entre o teólogo e seu interlocutor. Pode-se dizer que esta tarefa acontece concomitantemente ao momento crítico-construtivo. Não há como isolar essas duas tarefas teológicas. No momento em que uma acontece, a ação das outras, em maior ou em menor escala, é vigente. É no instante dialógico que o teólogo responde, propriamente, às questões captadas no contato com a situação da humanidade.

O ponto marcante do trabalho teológico é a sua dinamicidade. Estas três tarefas teológicas estão envolvidas em um processo que resulta numa atualização da revelação no ambiente do intérprete. E neste processo radica-se um dos prazeres do teologar: o prazer de se sentir um canal contemporâneo de uma possível revelação.

Willians Moreira

 

Referências bibliográficas:

LIBANIO, J. B. & MURAD, Afonso. Introdução à teologia: perfil, enfoques, tarefas. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

TILLICH, Paul. Teologia sistemática. São Paulo: Paulinas; São Leopoldo-RS: Sinodal, 1987. 725 págs.



[1] Itálico nosso.

Nenhum comentário: