Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2009

DOS SONHOS


Essa história de sonho é muito interessante; empolgante até. No meu caso, ultimamente, o sonho tem dado a um travesseiro meu uma capacidade superlativamente eclética de transformação. Às vezes penso que ser humano nenhum aguentaria dormir com outro abraçado às suas costas com uma das pernas no seu flanco livre; pior ainda se houver ronco. Mas um travesseiro bem que aguenta.

Eu sempre pensei também que a posição de dormir pode induzir certos tipos de sonhos. Pois bem! Às vezes, em sonho, tenho tido uns encontros inusitados. O problema é que, quando acordo, lá está o travesseiro entre os meus braços: amassado, contorcido, espremido... Às vezes o danado está levando uma chave de perna. Ah! Se o travesseiro falasse!

Ultimamente, no meu trabalho há um colega que escuta direto aquelas músicas de roedeira. Você conhece: músicas que trituram o coração do sujeito por falarem sobre uma determinada mulher. Dúvido que eu goste de vivenciar aquilo. Mas que são músicas cômicas, são.

Aqui entra o sonho novamente. Nessa madrugada, sonhei com uma amiga e lá estava eu, num bar, cantando: “Garson amigo, apague a luz da minha mesa...” Olhe! Sinceramente, eu não acredito que aconteceu comigo. O sonho me traiu. Aliás, os sonhos estão sempre a nos trair. Via de regra, os sonhos desmentem-nos. Pode observar. Começa-se a desconfiar porque os analistas vêm com aquela história bonita: “Conte-me seus sonhos”. Aquilo é conversa fiada. Tudo para nos desmascarar. Logo nós que vivemos nos escondendo de tudo e de todos.

E por falar em desmascarar, pense numa coisa pior do que sonhar correndo pelas ruas de uma cidade; pior ainda, pelado. Pior é sonhar assim com uma multidão correndo atrás da gente, “pega, mas não pega”. Não tem coisa pior, não. O indivíduo acorda suado, aturdido, cansado, mas felizmente, na cama.

Lembro-me aqui de um amigo que sonhou que estava na guerra, atirando para todos os lados. Disse ele que quando acordou, estava segurando o “deus Príapo” pelo pescoço. Não sei se acredito. Mas vá lá que tenha sido. Afinal, para muitos homens, essa é a arma mais poderosa que possuem.

Freud que se revolva no túmulo.

E por falar nisso: “conte-me seus sonhos”.

Willians Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

nobre willians vc foi demais nesse sonho, cara como é incrivel nos divencilhar ou abrir o irreal, "os sonhos mais expectacular que tivemos, fico a pensar que os meus sonhos seriam uma grande parodia.

abraço sandro