Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

QUANDO TUDO PARECE DESMORANAR

 

Quando tudo parece ir para o fundo do poço, é preciso parar para organizar os pensamentos, o raciocínio, as sensações. Estas, na verdade, organizam-se ou se destrambelham, conforme o estado daqueles. Quando é que tudo parece estar a desabar? Uma percepção assim parece estar associada ao quadro que pintamos de nossa situação. Da forma como o mundo é visto, os acontecimentos, a própria situação, pode-se ter sensações ruins ou boas. Se você se vê caindo, sua sensação não será boa. Mas se você vê sua situação em bom estado, como é desejada, sua sensação é de satisfação.

Por este prisma, estaria eu a dizer que as sensações sempre acontecem em  decorrência dos pensamentos? Talvez, mas não necessariamente. O fato básico é que uma visão de uma suposta realidade pode apresentar uma ilusão que, depois de certa reflexão e rearranjo dos pensamentos e raciocínios, pode ser desfeita ou mudada, sem dúvida.

No mais das vezes, estamos tão absorvidos pelos acontecimentos do dia-a-dia, que não percebemos em que estado emocional estamos a adentrar. São tantas "vozes" em nossa mente (você tem que pagar... tem que vender... tem que ir... tem que  vir... tem que fazer isso, aquilo ou aquiloutro...) que esquecemos de nos afastar deste vozerio, criar um distanciamento desta situação para que possamos orientar os nossos pensamentos e reflexões. Daí a concepção da grande necessidade da meditação ou de um momento de silencio, de isolamento, para que possamos ouvir-nos e entender que há ainda condições de uma reorientação para a nossa vida. O desespero é sempre uma alternativa desprezível. Esta era a concepção do escritor bíblico quando refletiu: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei" (Salmo 42:11). Na ausência de alguém que lhe desperte de uma condição malfazeja, na qual você se encontra, faz-se necessário que você mesmo se alerte contra o perigo de se entregar às possibilidades de uma depressão. Para isso, comece procurando acalmar-se, buscando reorientar os seus pensamentos. Aprenda a meditar. Se ainda não aprendeu como realizar este autobenefício, busque ajuda. Ainda há tempo.

Willians Moreira Damasceno

Nenhum comentário: